Autor Tópico: Camiões frigoríficos  (Lida 1287 vezes)

slb4ever

• Apresentado\provisório
  • Euro 1
  • *
  • "Ir devagar para chegar depressa"
Camiões frigoríficos
« em: Março 23, 2010, 15:09:06 »
Desculpem lá a duvida mas como já se passaram tantos anos, o mais certo é estar desactualizado mas não existe (existia) uma lei que proíbe os carros frigoríficos de transportar produtos não alimentares?

Pergunto isso porque andei na distribuição da Lever (Tulicreme, Vaqueiro, Calvé etc) e até com as paletes vaziam embirravam.

Nunca estivemos 19 anos sem ganhar nada como alguns...a norte.

MGPS

• Apresentado\provisório
  • Euro 1
  • *
Re:Camiões frigoríficos
« Responder #1 em: Março 23, 2010, 16:32:44 »
Acho que precisa-mos do senhor AMSILVA  ;D
Por acaso também tenho essa dúvida há uns tempos...
"You don't see the Power, you feel it!" MERCEDES-BENZ ACTROS \8/

PAULO RAMALHO

• Routiers
  • EURO 2
  • *
« Responder #2 em: Março 23, 2010, 19:17:35 »
Desculpem lá a duvida mas como já se passaram tantos anos, o mais certo é estar desactualizado mas não existe (existia) uma lei que proíbe os carros frigoríficos de transportar produtos não alimentares?

Pergunto isso porque andei na distribuição da Lever (Tulicreme, Vaqueiro, Calvé etc) e até com as paletes vaziam embirravam

[/quote

Se existia,desconheço,mas hoje em dia até carga adr se transporta além da carga geral.
« Última modificação: Março 23, 2010, 19:23:29 por PAULO RAMALHO »
The king is back on the road:730 cv

TiagoFerreira

• Routiers
  • Euro 1
  • *
« Responder #3 em: Março 24, 2010, 11:09:37 »

Pergunto isso porque andei na distribuição da Lever (Tulicreme, Vaqueiro, Calvé etc) e até com as paletes vaziam embirravam.

O que há é uma legislação qualquer, nao sei se é comunitária ou não que não se pode andar com paletes vazias DE MADEIRA junto com produtos pereciveis. O que não sei é se é com qualquer produto perecivel, eu por exemplo não posso ter paletes de madeira junto com o frango avulso. Vai tudo em paletes de plastico. Mas por exemplo quando carrego para entrepostos frango embalado, este ja vai em paletes de madeira.

Alguem que tire esta duvida, porque eu tb nao sei! Quando andei com os frigorificos em espanha sempre carreguei de tudo...  :)

cs4cap

• Apresentado\provisório
  • Euro 1
  • *
« Responder #4 em: Março 27, 2010, 23:08:13 »
Frigos carregam qualquer tipo de mercadoria, desde que possa ser carregada por trás!

Teêm que ser lavados e estar devidamente apresentáveis, para carregar produtos alimentares!

Paletes vazias são acondicionadas no porta paletes, na parte inferior do reboque, excepto quando no interior não existir qualquer mercadoria.

Se existirem cheiros nauseabundos, é melhor nem se apresentarem para carregar, apanhar ar e sol resolve em parte o problema.

Boa viagem!

TiagoFerreira

• Routiers
  • Euro 1
  • *
« Responder #5 em: Março 28, 2010, 17:21:19 »

Paletes vazias são acondicionadas no porta paletes, na parte inferior do reboque, excepto quando no interior não existir qualquer mercadoria.

Os frigorificos com que ando não tem porta-paletes alguns deles, por vezes levo paletes de plastico, outras vezes levo caixas vazias nas paletes... e por exemplo, no outro dia disseram-me que a policia nao gosta que se ande com as caixas vazias e produto ao mesmo tempo dentro do frigorifico! Se é permitido ou não, nao sei. Quando andava no internacional com o frigorifico nunca tive conhecimento destas coisas!  ;D ;D

morcego

• FOLDING AJUDE UMA CAUSA .........
  • Administrator
  • EURO 5
« Responder #6 em: Março 28, 2010, 17:54:14 »

Se ainda existir ninguem cumpre  ;D ;D ;D ;D

Caixas de fruta sujas, detergentes, quimicos, todo o genero de grupagem,pneus,bobines de cobre, baterias, peças de automoveis, material informático, entre muitossssss mais   ;D ;D ;D

QUER AJUDAR ? SAIBA COMO, CARREGUE AQUI
GOSTAVA DE CRIAR HOMEPAGES, MAS NAO SEI O QUE ELAS COMEM ...

ventoinha

• Routiers
  • EURO 2
  • *
  • Pelos caminhos da Europa, ai vou eu!!!
« Responder #7 em: Março 28, 2010, 22:41:11 »
Aqui vai um exemplo do que se pode carregar, aconteceu com membro do forum...
Se não ve os meus espelhos eu também não o vejo... guarde distançia de segurança...

morcego

• FOLDING AJUDE UMA CAUSA .........
  • Administrator
  • EURO 5
« Responder #8 em: Março 30, 2010, 22:33:56 »
Aqui vai um exemplo do que se pode carregar, aconteceu com membro do forum...

;D ;D ;D ;D

E verdade, mas sou sincero, não me faz nenhuma confusão carregar certas coisas que não são propriamente destinadas ao consumo humano, como esta por exemplo da foto...

Mas já carreguei certas coisas que......................e depois carregar novamente produto destinado a consumo humano sem o frigo ser lavado......

QUER AJUDAR ? SAIBA COMO, CARREGUE AQUI
GOSTAVA DE CRIAR HOMEPAGES, MAS NAO SEI O QUE ELAS COMEM ...

mascato

• Routiers
  • Euro 1
  • *
« Responder #9 em: Abril 01, 2010, 13:44:59 »
boas...todos os frigorificos k tenham na publicidade [desenhos]frutas,legumes,verduras,saladas ou carnes nao podem carregar outros produtos. pelo menos e o k diz a lei. por isso e kuase todos andam em branco. ;)
Um bom tinto deve ser da Bairrada!!

TiagoFerreira

• Routiers
  • Euro 1
  • *
« Responder #10 em: Abril 01, 2010, 23:44:38 »
Nada como procurar....  ;D ;D

4. Características dos Veículos

O local dos veículos de transporte destinado a receber os alimentos deve estar em bom
estado de higiene e de conservação e deve estar livre de dispositivos e acessórios não
relacionados com estes produtos. No caso dos veículos rodoviários, não deve existir
comunicação com a cabina do condutor.
Além disso, deve satisfazer as seguintes condições:
Código de Boas Práticas para o Transporte de Alimentos
15

- As paredes interiores, incluindo o pavimento e o tecto, devem ser revestidas com
materiais resistentes à corrosão, impermeáveis, imputrescíveis, fáceis de limpar e
desinfectar, e que não emitam, nem absorvam, cheiros.

- As paredes interiores devem ser lisas e de cor clara.

- Sempre que necessário, os pavimentos devem possuir sistema de escoamento de água.

- Todos os materiais susceptíveis de entrar em contacto com os alimentos transportados
devem ser de material que não os contamine ou transmita substâncias tóxicas, cheiros,
cor ou sabor.

- O conjunto dos dispositivos respeitantes ao fecho, à ventilação e ao arejamento dos
veículos, desde que sejam necessários, deve permitir o transporte dos alimentos ao
abrigo de todas as contaminações.

- Devem ser colocados, em local visível, termómetros que permitam medir as
temperaturas às quais estão submetidos os alimentos, durante o transporte.

- Devem ser previstos estrados facilmente laváveis, destinados a permitir uma adequada
circulação de ar, assegurando as condições hígio-sanitárias dos alimentos transportados.

- Sempre que necessário, devem ser previstos, designadamente para o transporte de
carcaças animais e outras peças de carne, dispositivos de suspensão (barras, ganchos e
outros) e suportes de carga, que sejam fáceis de lavar e desinfectar.

- As paredes exteriores das caixas isotérmicas devem ser pintadas de cor clara e as
inscrições, que porventura nelas se imprimam, devem ser de outras cores e o mais
reduzidas possível.

Capítulo V - Transporte de Alimentos

Quando se efectua o transporte de alimentos de diferentes categorias deve-se atender às
suas características e especificidades e não se deve verificar o contacto entre estes, visto
que tal ocorrência pode propiciar a contaminação cruzada e o risco de ocorrência de
doenças de origem alimentar.

O veículo transporte de alimentos deve ser exclusivo. No entanto, e desde que não se
trate de animais vivos ou pessoas, pode admitir-se o transporte de outros produtos no
mesmo veículo, desde que em determinadas condições.

O transporte simultâneo de alimentos e de produtos químicos, nomeadamente os de
higiene e limpeza, é totalmente desaconselhado. A ser realizado, os produtos químicos
devem estar devidamente acondicionados e isolados dos alimentos, para evitar quaisquer
tipos de contaminações, nestes ou nos veículos de transporte.

Também para evitar a conspurcação e contaminação dos alimentos, os dispositivos de
ventilação e arejamento (ventiladores, portinholas e outros), nunca devem ser utilizados
quando o veículo esteja carregado ou em movimento.

Tais dispositivos só devem ser utilizados com a caixa vazia, para arejamento e
renovação da atmosfera interior.

No que respeita à entrega/recepção dos alimentos deve ter-se especial atenção à ordem
com que esta operação é efectuada. Em primeiro lugar deverão ser entregues os
alimentos refrigerados perecíveis e frescos, seguir-se-ão os congelados e por fim os
alimentos secos.

Transporte de Alimentos Perecíveis
A principal característica dos alimentos perecíveis é o facto de se deteriorarem
facilmente. Pertencem a este grupo, por exemplo, as carnes frescas, o pescado fresco, os
produtos hortícolas (ex. tomate), e as frutas suculentas e relativamente moles (ex.
pêssego). Neste grupo estão muitos dos alimentos de maior consumo, utilizados
diariamente na alimentação da generalidade dos consumidores.

Estes alimentos não prescindem de serem conservados a baixas temperaturas. A
facilidade com que se deterioram deve-se, em grande parte, ao seu alto teor de água e à
inexistência de quaisquer outros factores intrínsecos a estes alimentos que sejam
inibidores do crescimento microbiano.

Os alimentos perecíveis devem ser apresentados, para transporte, frescos, refrigerados,
congelados ou ultracongelados e nas condições de temperatura máxima fixadas
(Regulamento (CE) nº 853/2004 de 29 de Abril, no seu anexo III e NP 1524, de 25 de
Março de 1987 - tabela constante no anexo I). Estas condições devem ser mantidas
durante todo o tempo de transporte e, para isso, os veículos de transporte e contentores a
utilizar, devem ser frigoríficados ou refrigerados, conforme os casos.

O arrefecimento dos contentores, ou dos veículos destinados ao transporte de alimentos
perecíveis, deve ser efectuado antes do carregamento, pois a temperatura exterior pode
ser a causa de variações de temperaturas prejudiciais à boa conservação dos mesmos.
Pelas mesmas razões, devem ser tomadas precauções para que as operações de carga e
descarga dos veículos de transporte se realizem com o máximo de rapidez e sem
variação de temperatura que possa ser prejudicial à conservação da qualidade dos
alimentos. Por exemplo aquando da entrega dos produtos alimentares em centros
comerciais, o cais de descarga, situa-se muitas vezes afastado do restaurante ou do
armazém que os acondicionará até serem utilizados. Assim, devem ter-se especiais
cuidados para evitar a contaminação dos alimentos e garantir a temperatura ideal de
conservação. Para tal, os contentores ou as caixas devem ser isotérmicos e encontraremse
limpos. O tempo que medeia entre a descarga e o acondicionamento, deverá ser o
mais reduzido possível.

Os veículos utilizados no transporte de alimentos perecíveis não devem ser utilizados
para outros fins, podendo, no entanto, ser transportados, simultaneamente, diversos
alimentos perecíveis, desde que as temperaturas de transporte de cada um sejam
compatíveis entre si e que nenhum destes alimentos possa ser a causa de modificação ou
de alteração dos outros, em particular por odores, poeiras, conspurcações, fragmentos
orgânicos ou minerais. No caso em que os referidos efeitos possam ocorrer, os alimentos
devem ser isolados.

Para quem estiver interessado nesta informação e muito mais... http://www.gppaa.min-agricultura.pt/RegAlimentar/Transporte_alimentos_ARESP.pdf

ventoinha

• Routiers
  • EURO 2
  • *
  • Pelos caminhos da Europa, ai vou eu!!!
« Responder #11 em: Abril 02, 2010, 18:07:39 »
E verdade, mas sou sincero, não me faz nenhuma confusão carregar certas coisas que não são propriamente destinadas ao consumo humano, como esta por exemplo da foto...

Mas já carreguei certas coisas que......................e depois carregar novamente produto destinado a consumo humano sem o frigo ser lavado......

Tivemos um caso em portugal em que carregavam em basculantes residuos e no retorno carregam produtos destinados ao consumo humano... 
Se não ve os meus espelhos eu também não o vejo... guarde distançia de segurança...

pikeno

• Apresentado\provisório
  • Euro 1
  • *
  • chip´arte
« Responder #12 em: Maio 22, 2010, 19:03:38 »
ma firma onde trabalho de vez em quando vem la um frigorifico descarregar e carregar, e estamos a falar de malhas para confecção.
sempre a rolar!!!

cs4cap

• Apresentado\provisório
  • Euro 1
  • *
« Responder #13 em: Junho 09, 2010, 22:49:39 »

Tivemos um caso em portugal em que carregavam em basculantes residuos e no retorno carregam produtos destinados ao consumo humano... 

Empresa Bizarro - Malveira

Drifter

• Routiers
  • Euro 1
  • *
  • Adrenalina a 90km/h!!!
« Responder #14 em: Julho 01, 2010, 17:22:43 »
Boas.
Achei curioso este topico, pois para mim é o prato do dia. Levantamentos como já tive em vários locais, inclusive na Lever, era sempre exigido que o reboque se apresentasse lavado e sem cheiro. Os carros do Intermarché carregam peixe, carnes, mercearia, bricolage e tudo o mais que se venda em lojas do grupo, tipo pneus para os Roady´s (antigo Stationmarché) e oleos. No final de descargas, era procurar as lavagens mais proximas para desinfectar o reboque e só depois iamos à procura das cargas aos fornecedores.

Alguns dos locais onde carregava (agora já não)
- LActogal, Frielas - não me carregavam se fosse com cheiro
- Lever, Carregado - não me carregavam se fosse sujo
- Dole, bananas, Azambuja - carro lavado ou vai pra casa
- Eurofrutas, Alverca - bananas em reboque lavado
- Compal, Almeirim - Sem cheiros e limpo